XV - Continuei ali atá umas quinze horas, conversando diversos assuntos sem me esquecer de contar a minha odisseia do samba enredo, naturalmente recebi sinceros comprimentos. e é bom dizer que naquela época era muito grande o respeito que o compositor tinha um pelo outro, dali fui para a rádio Roquete Pinto onde naquele horário acontecia o programa de Zé Galego já mencionado anteriormente, sentei-me junto com outros amigos na platéia enquanto o programa seguia com seu curso normal, até que em determinado momento o apresentador pegou o microfone e disse - Já temos uma escola de samba que escolheu o seu hino oficial para o carnaval de 1978 e ela é la do outro lado da possa, fez uma pequena pausa e anunciou; Acadêmicos da Cubango, e o autor do samba esta aqui presente e vai nos presentear com sua linda obra: Chega mais Heraldo Faria. Naquele momento senti aquele friozinho na barriga, o nervosismo foi me abraçando, as penas pareciam não querer me obedecer, e foi suando em bicas que fui me levantando do lugar que estava sentado, e ao olhar para o lado do palco vislumbrei a figura de Mariozinho segundo puxador da escola, e me olhava sorridente, ai pensei com os meus botões, ali esta meu salvador, ao me aproximar do mesmo êle perguntou-me -Quer que lhe reforce no palco?, e eu lhe respondi -Reforçar uma óva, você canta e eu lhe ajudo, e assim foi feito, ao acabar a apresentação o apresentador teceu comentários elogiosos com referencia ao samba e naturalmente anunciou a presença de um dos puxadores da Cubango, ao descer do palco depois de agradecer muito a Mariozinho, fiquei ao seu lado para assistir o restante do programa, num dos intervalos musical o Zé Galego veio a onde eu estava e falou - Aguarde o final do programa com o seu puxador, que nós vamos gravar o samba nos studios da Rádio, ai ponderei, -Zé mas esse não é o puxador oficial da escola, e ele me respondeu - Vamos gravar com ele mesmo, porque depois os studios vai ficar ocupado e não sabemos quando ficará disponivel novamente. E assim foi feito, fizemos a gravação com o conjunto realidade e na voz de Mariozinho, naquele tempo não havia muitas oportunidades de gravação e aquela nos abraçamos com carinho eu e Mariozinho não sabiamos como agradecer ao pessoal da gravação tamanha era nossa felicidade e ainda mais que o Zé arrumou uma patrocinadora para prensar um compacto simples; no lado A o samba enredo e do lado B um samba de quadra também da Cubango. É bom lembrar que o gravação não ficou da melhor qualidade mas como cavalo dado não se olha os dentes e mais a mais na minha concepção aquela era uma obra prima de gravação o meu primeiro samba enredo em disco o que iria querer mais. Dai comecei uma maratona para divulgar o samba, o Zé Galego me recomendou que procurasse o comunicador Adelzon Alvez na Rádio Globo, na ocasião ele fazia o programa "Adelzon Alves o amigo da madrugada" naquela emissora das zero horas a quatro da madrugada ao chegar a portaria da rádio eu me lembro que o porteiro era o Sr. Miguel (que mais tarde nos tornamos amigo) me recebeu cordialmente, pegou minha identidade e me mandou subir para o quarto andar onde ficava os studios. ao pegar o elevador eu me beliscava para ter certeza que não estava sonhando, ao adentrar tão famoso studio e deparar com Aldezon Alves e ouvir sua voz já minha conhecida através da programação noturna da Globo eu pensei acorda que isso é real, e aquela voz me perguntou, - É compositor de samba, trouxe material?. E eu timidamente lhe respondi -É sou compositor estou vindo de Niterói, e ele mais que depressa; - É da Viradouro vem a mando do Albano e eu -Não sou da Cubango e vim a mando do Zé Galego da rádio Roquete Pinto, ele mandou eu sentar na mesa ao lado dêle e pouco depois começou a me entrevistar: Eu me lembro que começou a entrevista falando; estamos aqui com o compositor Heraldo Faria lá do outro lado da Bahia de Guanabara e é vencedor do samba enredo da Escola de Samba Academicos da Cubango, eu queria dizer que é um prazer receber aqui pela primeira vez um sambista da Cubango, pois até a data de hoje só veio aqui pessoal da Viradouro através de Albano de Mattos e em seguida começou a entrevista, perguntou sobre a programação, enredo etc.etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário