XXII - Ao olhar para os rostos dos três diretores da junta, eu vi nitidamente estampado uma surpresa desagradável, pensei , por essa eles não esperavam, e tenho certeza de ter visto nos semblantes dos Diretores da Escola. aquele sorriso maroto disfarçado como se estivessem pensando; Quiseram armar e se deram mal. Ai a gente nota o quanto em poucos segundos temos a percepção de tantas coisas gira em nosso redor, absolvido no meu pensamento der repente ouço o João Belém me indagar como se não estivesse acreditando: - Você esta falando sério?; É lógico que estou, senão não faria essa proposta na frente de todos que estão aqui presente. Sim ou não, ele é claro que aceito, então continuei..- Fica assim fechado a nova parceria da Cubango para 1979, Heraldo Faria e João Belém. Passado esse assunto, o Presidente da Escola tomou a palavra e anunciou o enredo que seria "Afoxé" e em seguida apresentou a todos o carnavalesco que passou narrar o enredo, - Afoxé é um cortejo, dança-folguedo ligado ao candomblé, e acontece geralmente na sexta-feira que antecede o Carnaval, desfila pelas ruas cantado musicas em dialetos Africano, pedindo licença e proteção aos Orixás, para que a paz reine principalmente nos três dias de folia, etc. etc... Depois da explanação do enredo, ao sairmos da reunião conversei com o João Belém qual seria a melhor maneira da gente compor, me lembro que ele me disse que iria conversar com o parceiro dele João Bolão e depois se reuniria comigo, no que retruquei na mesma hora, - Nada disso, ou eu e você sentamos para fazer juntos, ou eu vou fazendo alguma coisa e você também e depois nos reuniremos para fechar o samba, não podemos aceitar intromissão de terceiros, e mais a mais o Bolão nem faz parte da Ala de compositores, no que ele aceitou no mesmo momento, tudo combinado, nos despedimos com abraço forte e naquele abraço eu percebi que o João estava empolgado em relação a parceria, fui para casa com o pensamento na sinopse e doido para chegar e começar a estudar o enredo, naquela noite só fui dormir na madrugada, li varias vezes a sinopse e pesquisei alguns livros do culto afro-brasileiro até que cai nos braços de morfélia, no dia seguinte acordei com a ideia de ir para o sitio do meu sogro que fica a uns dois quilômetros e meio da minha casa, ou melhor do centro de Cachoeiras de Macacu, um lugar prazeroso, silencioso e acochegante, onde a gente só ouve o cantar dos passaros, o som agradável do tilintar das cachoeiras e riachos e o uivar dos ventos cortando as matas verdejantes, da ideia a ação, pus-me a caminho do sitio, e ao chegar lá e vislumbrar a porteira que da acesso ao mesmo, me ascendeu a luz da senhora inspiração clareando a minha mente; Porque não começar a escrever partindo dali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário