XI - Fizemos o trajeto Cachoeiras Niterói na maior alegria o pessoa cantando o samba dentro dos ónibus, de vez enquanto se ouvia o pipocar dos fogos que eram soltado das janelas dos ónibus, até que chegamos a quadra onde seria realizada a grande final, no Fluminense Atlético Clube de Niterói, foi uma chegada triunfal com o explodir de uma bateria de fogos e minha torcida cantando o meu samba, após colocar-mos todos os torcedores para dentro da Escola, entrei e fiquei num canto conversando com Candinho e Jaburu e mais alguns torcedores, aguardando ansioso que fosse chamado para o sorteio, passado alguns longos minutos, eis que somos chamados para o sorteio na secretaria após o presidente fazer aquela recomendação natural de uma final de samba enredo, fomos tirar o numero e o meu samba foi sorteado para ser o ultimo a ser cantado, logo depois o presidente queria saber quem seria os puxadores dos samba no qual eu lhe disse que por não ter um puxador para a final eu mesmo iria interpretar o meu samba, eu observei que o mesmo coçou a cabeça e disse a disputa vai começar a 01,00 hora em ponto felicidades para todos. eu me lembro bem que me posicionei ao lado do palco nessa altura Dana. Wanda e Dana. Nilsa estavam perto de mim e bastantes nervosas, no outro lado da quadra estava os meus adversários diretos Flavinho e João Tapê, observei também que Flavinho de vez enquanto me olha pensativo, parecendo que queria me falar algo, ou era só impressão minha?. E eu ali com os meus pensamentos já que Flavinho era o puxador oficial da Cubango e cantava muito enquanto eu ... será que conseguiria levar o samba até a ultima estrofe... Foi ai que vi o Flavinho atravessar a quadra em minha direção o que me deixou curioso, quando chegou perto me disse. - Heraldo, você confia em mim, no que lhe respondi -É claro qual o motivo que teria para não confiar?. no que me respondeu - Então vai trabalhar a quadra que eu vou cantar o meu samba e o seu, dito isto voltou para o seu lugar e fiquei ali de boca aberta, pasmo, aboblhado, será que eu havia ouvido direito. Depois de ter sido cantado os três sambas que estavam na final comigo, inclusive o da dupla Tapê e Flavinho eis que sou chamado no palco para a última apresentação da noite festiva, fui me encaminhado para o palco quando vi o Flavinho pegar o microfone e dizer -Em vista do cantor do samba de Heraldo por motivo particular não poder cantar hoje, eu como puxador da escola me sinto na obrigação de interpretar o referido samba, na quadra um silencio total de perplexidade ninguém entendeu nada, e ai Flavinho deu seu grito de guerra para em seguida começar a cantar. Eu fiquei por alguns minutos extasiado de emoção, quando ouvi a minha torcida o meu povo cantando com uma alegria incontida, fui para o meio da quadra vivendo um dos momentos mais lindo da minha vida, pensei se o meu coração não parou, não vai parar mais ouvia o canto da massa misturado com ecoar dos fogos de artifícios confétes, serpentinas, alegorias em forma de argolão e bandeiras e eu ali nos braços do povo, ao terminar o ultimo acorde da melodia, uma explosão de já ganhou, já ganhou para depois é campeão é campeão, e eu mesmo debaixo de toda aquela emoção me dirigi para o palco me abracei ao cantor e o agradeci no qual me respondeu - Eu cantei porque gostei muito do seu samba, se você me ganhar a escola estará bem servida (bons tempos aqueles quando sambista era sambista e a Escola ficava acima das vaidades pessoais). Depois da euforia veio a expectativa do resultado final, enquanto descansava-mos da batalha travada no terreiro onde cada galo tentava cantar mais alto, aguardávamos o resultado ouvindo o samba do ano anterior com que a escola havia conquistado o seu terceiro titulo consecutivo.

Um comentário:

  1. Caro amigo,
    Já começou de novo a brincadeira, é samba.
    Quando podemos marcar uma entrevista, diga-me
    Nós vamos aguardar quando voce vier a nikity
    Não ouvir a rádio no seu site.
    um forte abraço e saude.

    PAULO VIANA

    ResponderExcluir