VIII - Passada a euforia da apresentação voltei a realidade, tinha que arranjar um cantor para interpretar meu samba já que Marinho da Muda havia me prevenido que só faria a apresentação do mesmo por compromissos assumidos anteriormente. Contactei o Jacy um cantor do Conjunto Ritms Boys, de Cachoeiras de Macacu, que aceitou defender o meu samba me prevenindo que não tinha experiência com bateria de Escola de Samba e que tinha compromissos nas datas tal e tal, datas essas que cairiam justamente na semi-final e final da disputa do samba enredo, o que se há de fazer aceitei assim mesmo, tudo combinado partimos para as eliminatórias, no decorrer das eliminatórias três samba logo se destacaram, o meu, o de Flavinho Machado com João Tapê e o de Hugo Camburão e J. Maizena, este por ser uma coxa de retalhos, isto é samba feito por vários pedaços de outros sambas, onde tinha um trecho que dizia assim; Quem parte leva saudade do último bloco que vem.... uma alusão inteira musicada do samba "tá chegando a hora", sucesso absoluto até os dias de hoje, por isso de fácil assimilação foi logo ganhando a quadra sendo cantado por todos até mesmo por ser motivo de gozação. Em determinada eliminatória realizada no Club Fonseca no bairro do mesmo nome, Hugo havia combinado com Maizena que quanto estivesse se aproximando da parte do samba que dizia quem parte leva saudade......, ele iria com o microfone para o meio da quadra e rodeado pelo povo, faria um sinal para Maizena e os dois parariam de cantar e deixariam só para o povo na certeza que seria uma explosão de canto e alegria no meio da massa. Combinado e feito no auge do samba quando toda a quadra cantava o seu samba Hugo largou o palco e se dirigiu para o meio da quadra, e lá fez o referido sinal ao Maizena e parou de cantar dizendo agora e com vocês meu povo, só que Maizena continuou a cantar no microfone, Hugo voltou seu olhar para o palco e irado gritou no microfone. Para de cantar Maizena seu burro seu filho da puta, ai a quadra parou de cantar e povo explodiu numa sonora gargalhada. E assim foi acontecendo as eliminatórias e os comentários surgiam de boca em boca, porque o samba de Hugo e J. Maizena não era cortado já que não estava no contesto da Escola, e a letra e a melodia não preenchiam as necessidades do enredo, quando alguém com sutileza perguntava ao Presidente o mesmo respondia que o samba estava fazendo uma festa na quadra, e lá ia o samba seguindo na competição, eis que chega a semana da Semi-final, eu estava numa preocupação só, como iria me virar já que o meu cantor não poderia mais cantar, por compromisso assumidos anteriormente, eu tinha auto-critica sabia que cantava mal e por isso se eu cantasse iria prejudicar meu samba, mas o que fazer seja o que Deus quiser, nisso chega quinta-feira véspera da Semi-Final, estava eu na esquina dos compositores de Niterói quando chega o Presidente Ney Ferreira e começamos a conversar entre mil e um assuntos eis que o Presidente em determinado momento me fala -Heraldo você me podia fazer um favor, já que se da muito bem com Hugo e ele te respeita muito vai prevenindo a ele que talvez o samba dele seja cortado amanhã, estou lhe pedindo isso porque o samba deve ser cortado e não gostaria que houvesse tumulto na quadra. No que prontamente lhe respondi -Olha Ney muita gente já havia previsto isso, mas já que a batata esta assando na sua mão, você mesmo tem que descascar, e sai dali fui para um bar na outra esquina, comecei a tomar uns chopes eis que passado uns vinte minutos surge Hugo Camburão eu lhe ofereci um chope e começamos a conversar, lá pelo décimo chope conversa vai conversa vem a gente já bem animado Hugo me fala é compadre a briga esse ano é entre eu e você, só que desta vez o povo quer o meu samba a voz do povo é a voz de Deus vai ganhar eu. No que respondi olha Hugo eu ouvi um zum zum zum pode ser que seja até boato que o seu samba será cortado amanhã, Hugo me olhou sério e disse - Tá maluco tá todo mundo cantando o meu samba, no que respondi - O seu samba tem uns probleminhas você sabe como é e mais a mais onde a fumaça a fogo. No que retrucou - A é vocês estão e de armação espera amanhã que vocês vão ver o que estou preparando, mandou fechar a conta e saiu possesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário